CONIZAÇÃO

HISTEROSCOPIA DIAGNÓSTICA
15 de maio de 2017
PRÉ-NATAL
15 de maio de 2017

DEFINIÇÃO: A Conização (Traquelectomia) consiste na retirada de uma porção do colo do útero em forma cônica ,visando a obtenção de margens livres de lesão lateralmente e em profundidade.Eventualmente, poderão haver margens comprometidas, significando que talvez possa ter ficado ainda alguma lesão.Nestes casos ,a conduta atual tem sido o acompanhando com realização de exame preventivo e colposcopia a cada seis meses , por dois anos.De acordo com a idade da mulher e o desejo da mesma de ainda gestar, pode-se ser mais conservador ou mais radical no tamanho do cone.O procedimento pode ser realizado de modo que permita gestações futuras sem maiores riscos.

COMO É FEITA: Pode ser feita com bisturi a frio ou com cirurgia de alta freqüência (CAF), sendo esta última bem mais freqüente.

ANESTESIA: Geralmente feita mediante anestesia geral.

INDICAÇÕES: A indicação habitual é a lesão de alto grau do colo do útero (NIC2 ou NIC3).Também indicada em lesões de baixo grau (NIC1) ou exames citopatológicos persistentemente alterados.

COMPLICAÇÕES: A mais comum, mesmo que infreqüente, é o sangramento. Em longo prazo pode ocorrer estreitamento do canal do colo uterino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat