Como funciona?
A colocação do implante subcutâneo no antebraço é realizada pelo médico, com anestesia local, no consultório e levando alguns segundos.
Qual sua eficácia?
As vantagens deste método incluem alta eficácia (quase 100%), independência da aderência da usuária e imediato retorno à fertilidade após a remoção. Causa muito pouca interferência no peso e na libido.
Indicações
Mulheres que desejam um método contraceptivo prático e eficaz de longa duração (três anos).
Mulheres no pós-parto e amamentação. Nestes casos a aceitação do método é muito grande, sendo que as taxas de amenorreia (ficar sem menstruar) são de, aproximadamente, 75%.
Mulheres que não toleram o estrogênio e que tem contraindicação a este hormônio.
Benefícios não contraceptivos de implante subcutâneo?
Redução dos sintomas da TPM: pode ser considerado como sendo a primeira opção para quem deseja anticoncepção e apresenta os sintomas físicos da TPM, mas também atua impedindo a labilidade emocional e suas consequências.
Melhora da cefaleia pré-menstrual.
Melhora da menorragia: cerca de 10% das mulheres férteis apresentam menstruações aumentadas, muitas vezes, inclusive, levando à anemia. Com o implante subcutâneo pelo menos 80% das usuárias tem ausência ou diminuição importante dos sangramentos.
Endometriose: sendo um distúrbio ginecológico muito comum, acometendo 10 a 25% das mulheres, pode ser uma alternativa hormonal efetiva para o controle da sintomatologia da doença. Costuma diminuir a intensidade da dor pélvica, cólicas e outros sintomas menstruais. Além disso, pode prevenir a recorrência da lesão endometriótica ovariana; pode ser opção para o tratamento em longo prazo da endometriose e para evitar uma nova cirurgia.