Você com certeza já ouviu falar sobre as DSTs, principalmente a respeito da mais comentada, o HIV. Porém não é somente o vírus da AIDS que se pode contrair durante uma relação sexual sem o uso de preservativos, e sim diversas doenças graves e que trazem granderisco para sua saúde. Neste artigo iremos comentar mais sobre doenças como a Chlamydia, a Sífilis, o HPV e a Herpes, confira!
O que classifica uma DST?
As Doenças Sexualmente Transmissíveis são doenças causadas por vírus, bactérias e outros micro-organismos transmitidas pelo contato sexual.
Chlamydia:
A Chlamydia trachomatis é uma bactéria causadora da doença conhecida como clamídia ou clamidíase, transmitida por meio de relações sexuais sem o uso de preservativos com pessoas infectadas.
Muitas pessoas com clamídia, mesmo sem apresentar sintomas, podem infectar outros indivíduos por contato sexual. Os principais sintomas incluem dor genital e secreção pela vagina ou pênis.
A doença afeta pessoas de todas as idades, porém é mais comum em mulheres jovens.
O tratamento para a doença é feita através do consumo de antibióticos, tanto para a pessoa já diagnosticada, quanto para o seus pareceiros sexutais.
Sífilis
A Sífilis é uma infecção bacteriana, geralmente transmitida por meio de relações sexuais sem o uso de preservativos com pessoas infectadas.
A doença se desenvolve em estágios e seus sintomas podem variar a cadas estágio em que ela se apresenta. A primeira etapa envolve uma ferida indolor na genitália, no reto ou na boca. Após a cura da ferida inicial, a segunda fase é caracterizada por uma irritação na pele. Depois, não há sintomas até a fase final, que pode ocorrer anos mais tarde. Essa fase final pode resultar em danos para cérebro, nervos, olhos ou coração.
O tratamento para sífilis é realizado através da injeção de penicilina. Os parceiros sexuais do paciente diagnosticado também devem realizar o tratamento.
HPV
O papilomavírus humano (HPV) é a infecção sexualmente transmissível mais comum. Ela consiste em uma doença causada por vírus que causa o aparecimento de verrugas em diversas partes do corpo.
Muitas pessoas com HPV não desenvolvem nenhum sintoma, mas ainda podem infectar outros indivíduos pelo contato sexual. Os sintomas podem incluir verrugas nos órgãos genitais ou ao redor, dependendo do tipo do vírus.
Não há cura para o vírus, e as verrugas podem desaparecer por conta própria. O tratamento existente visa eliminar as verrugas somente. Uma vacina que previne os variados tipos de HPV com maior probabilidade de causar verrugas genitais e câncer cervical é recomendada como maneira de prevenção para doença, o uso de preservativos também é indispensável, mesmo após a vacina.
Herpes
A Herpes é uma Infecção comum, sexualmente transmissível, caracterizada por dor e feridas genitais. O vírus da Herpes pode desenvolver feridas em outros lugares além das genitais, como na região da boca.
Dor, coceira e pequenas feridas são sintomas primários. Elas formam úlceras e crostas. Após a infecção inicial, a herpes genital permanece inativa no corpo. Os sintomas podem reaparecer durante anos.
O tratamento é realizado por meio de cuidados individuais, além do uso de medicamentos que ajudam a controlar o aparecimento de grandes feridas em casos de surtos
As Doenças Sexualmente Transmissíveis podem ser facilmente prevenidas com cuidados simples, como o uso de preservativos durante as relações sexuais. Ao menor indicador de qualquer sintoma é recomendado que se procure um médico especialista na área.